05/11/2020 às 14:47 TECNICAS

OS BALANÇO DE BRANCO DA SUA CAMERA ENTENDA!!!

769
2min de leitura

Balanço de Branco em inglês denomina-se “White Balance” e corresponde ao processo de remover as cores não reais da imagem, de uma forma que ela mostre como brancos os objetos que a olho nu são de fato brancos.

A câmera interpreta a luz do ambiente a seu modo, e quando nós “batemos o branco”, quer dizer que estamos mostrando para ela qual é, de fato, o objeto branco naquela cena, para que, baseando-se por ele, ela possa calcular as demais cores corretamente. Esta é a maneira de deixar as cores da imagem o mais próximas possível do real.

Com o balanço de branco automático, a câmera faz todo este trabalho sozinha, o que acaba ocasionando um cálculo errado da temperatura da cor (imagem muito amarelada ou muito azulada) deixando a imagem muito fria ou muito quente. As cores da imagem podem ser ficar tão distantes do real que acabarão estragando a fotografia.

Diferentemente da fotografia tradicional com câmeras analógicas, quando para fazer um balanço de branco correto era necessário o uso de filtros, rebatedores, luzes, filmes, etc, na fotografia digital basta regular o “White Balance” ou AWB, e fazer a foto ficar com uma temperatura de cor agradável, mesmo em condições de iluminação reais não muito favoráveis.

Um balanço de branco considerado bem feito é aquele que deixa a imagem com as mesmas cores que a situação real, ou o mais próximo possível, porém, este pode se tornar um recurso para fazer fotos com temperaturas diferenciadas.

Como bater o branco?

Localize um objeto ou coloque uma folha branca no local que será enquadrado na sua foto, observando se está sob as mesmas condições de luz que o seu assunto.Aproxime a imagem de modo que a superfície branca tome toda ou a maior parte da sua imagem.Aperte o WB na sua câmera.

Pronto! Agora a câmera sabe discernir o que é o branco real, naquela cena, e poderá calcular as demais cores.

A maioria das câmeras fotográficas digitais possuem, ainda, alguns balanços de brando pré-configurados, prevendo algumas condições mais comuns de iluminação, como podemos ver na imagem abaixo:

Auto – Tenta ajustar o balanço de branco automaticamente, de acordo com as condições de luz existentes em diferentes ambientes.Incandescente – Usado para fotografar ambientes fechados, iluminados apenas por uma pequena lâmpada incandescente. De um modo geral, esfria a temperatura das cores.Fluorescente – Produz imagens mais claras, com cores mais quentes, compensando as cores frias de um ambiente iluminado por luzes fluorescentes.Luz solar dir. – Ideal para fotografar ao ar livre, em dias bem iluminados.Flash – Ideal para fotografar em ambientes pouco iluminados, pois utilizará a luz do flash para compensar esta falta de iluminação.Nublado – Como o nome já diz, este modo compensa a luz em dias nublados.Sombra – Usado para fotografar ambientes sombreados, produzindo imagens mais frias.
05 Nov 2020

OS BALANÇO DE BRANCO DA SUA CAMERA ENTENDA!!!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

23 de Out de 2020

PARA QUE SERVER MESMO O ZOOM DO FLASH?

05 de Nov de 2020

FOTOMETRIA MODOS DE MEDIÇÃO

05 de Nov de 2020

REGRA DE TERÇO ENTENDA!!!!

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp