SENSORES DE CAMERAS

Os sensores de imagem APS (Advanced Photo System) foram criados por um grupo de empresas, a Canon, Nikon, Kodak, Fujifilm, Pentax e Minolta. Lógico que cada uma destas empresas criaram o seu padrão. Abaixo você pode conferir a variação nos tamanhos dos sensores APS (Advanced Photo System):
- APS-H = HDTV (Tamanho 30,2 x 16,7 mm e formato com proporção 16:9)
- APS-C = Classic (Tamanho 25,1×16,7mm e formato com proporção 3:2)
- APS-P = Panorama (Tamanho 30,2×9,5mm e formato com proporção 3:1)
Agora eu vou fazer uma comparação entre os sensores de imagem Full Frame vs APS, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um. As vantagens de um sensor de imagem Full Frame sobre um sensor de imagem APS são inúmeras, começando pela qualidade e definição da imagem como eu já sitei acima, mas segue abaixo algumas destas vantagens:
Full Frame:
- Maior quantidade de pixels.
- Maior resolução (qualidade) da imagem.
- Menor Índice de ruido
- Profundidade de campo menor.
- Não possui o fator crop.
- Distância focal efetiva 35 mm em relação as lentes full frame. Quando você utiliza uma lente 50mm, ela preserva a distancia focal de 50mm, mas se utilizarmos essa mesma lente 50mm em uma câmera com sensor APS-C a distância focal efetiva será de 80mm.
- Aproveita o máximo do campo de visão das lentes grande-angulares.
- Preço final dos equipamentos bem maior que os equipamentos que utilizam sensores de imagem APS
APS (Advanced Photo System):
- É um sensor de imagem menor mas ainda muito utilizado pelos fabricantes e que reduz o preço final do equipamento (câmeras e lentes).
- Possui o fator crop.
- Maior profundidade de campo
- Potencializa a distancia focal das lentes exatamente por causa do seu fator crop.
- Diminui o ângulo de visão das grande-angulares.
- Aumenta o índice de ruido.
É isto meus caros amigos no próximo post eu vou tratar dos principais modelos de câmeras utilizadas na cinematografia digital e vou contar um pouco da história de quando o cinema optou pelo formato digital.
