Imagem capa - REGRA DE TERÇO ENTENDA!!!! por Bruno Costa
TECNICAS

REGRA DE TERÇO ENTENDA!!!!


Para entender a regra dos terços é preciso entender o que é composição fotográfica. Composição é a ordem ou organização dos elementos na foto, incluindo a posição do motivo principal e dos secundários, a textura, as cores, a combinação de formas, de modo a gerar uma imagem agradável de se ver e visualmente equilibrada. A regra dos terços é uma técnica que auxilia na composição da foto, e por ser bem simples de entender e aplicar, ela é muito útil.

O objetivo é causar um efeito melhor na foto, aperfeiçoar o enquadramento. Isso se dá através da visualização mental da foto dividida em três terços verticais e três horizontais, desta forma:



A imagem ficará dividida em nove partes iguais, e o objetivo é posicionar o assunto da foto bem nas intercessões entre as linhas:


Os pontos formados nestas intercessões são conhecidos como pontos de ouro. Sendo assim, ao invés de centralizar o assunto, ele será posicionado nestes pontos, o que dará à foto uma composição mais elaborada. O objetivo é conseguir uma maior harmonia entre os elementos da foto.


Há, inclusive, estudos que mostram que as áreas de interesse dos nossos olhos ao observar uma imagem são justamente estes pontos, e não o centro, como a maioria pensa ser. Esta regra se aplica muito bem a fotos de edificações e paisagens ou a retratos.

Dicas:

  • Não use somente a regra dos terços. Ela é apenas uma ferramenta, mas há muitas outras formas de encontrar uma boa composição.
  • Alinhe a linha do horizonte na linha de baixo, se você quiser dar ênfase ao céu, ou na linha de cima, se você quiser dar ênfase ao restante da paisagem.
  • Em uma fotografia de rosto (retrato) posicione os olhos na linha de cima, ou em uma das intercessões entre as linhas guias. Se o plano for mais aberto, posicione o rosto da pessoa na linha de cima. O mesmo ocorre para fotos de várias pessoas, coloque seus rostos na linha horizontal superior.