31/01/2018 às 02:30 Organização de cerimonias

Roteiro da cerimônia religiosa

14696
4min de leitura

.As cerimônias sempre possuem um toque personalizado. O protocolo deverá ser seguido, mas cada casal terá a oportunidade de incluir detalhes pessoais. Veja as dicas para você fazer da sua cerimônia um momento muito abençoado.

Para a entrada na Igreja ou Capela 

Opção 1: Esta opção segue na seguinte ordem:

1. Pais do noivo, depois a mãe do noivo deve voltar para entrar com ele.2. Pais da noiva, o pai da noiva deve voltar para entrar com ela. Ou, o pai da noiva espera fora e entra junto com a noiva pelo corredor de entrada.3. Depois vêm os padrinhos na seguinte ordem: 1º casal de padrinhos do noivo. 2º casal padrinhos da noiva e assim por diante.4. A entrada do noivo com a mãe.5. Damas.6. Noiva e o pai.

Opção 2: Esta opção segue nesta ordem:

1. Padrinhos2. Mãe da noiva e pai do noivo3. Noivo e a mãe4. Damas5. Noiva e o pai

Opção 3: Esta opção é mais simples e segue na seguinte ordem:

1. Mãe da noiva e pai do noivo2. Padrinhos3. Noivo e sua mãe4. Damas5. Noiva e seu pai

Regras de entrada

As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva. A noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito. Todas as mulheres também deverão estar de mãos dadas ou braço dado com os homens.

Posicionamento no altar

Lado direito: é reservado ao noivo. Isto é, seus padrinhos e seus pais. Quando o noivo chega ao altar se posiciona à frente dele, à direita. A mãe fica uns passinhos atrás, mas não junto aos padrinhos.

Lado esquerdo: Obviamente que só pode ser o lado reservado para a noiva, seus padrinhos e seus pais. A mãe da noiva entrará com o pai do noivo. Ambos ficarão do lado direito até que a noiva chegue.

Depois que a noiva chegar de braços dados com o pai, eles ficam na frente do altar e o pai entrega a filha para o noivo, se posiciona no lado direito, no lado reservado para a noiva. O pai do noivo, que estava fazendo companhia para a mãe da noiva, passa para o esquerdo e fica junto de sua mulher até o final da cerimônia.

Já a dama fica do lado esquerdo do altar e o pajem do lado direito, ou seja, onde está o noivo, pois ele que estará carregando as alianças. A dama, poderá segurar o buquê da noiva quando ela chegar no altar.

Celebração

Depois de todos estarem posicionados em seus lugares, inicia-se a celebração com um padre ou um celebrante escolhido. Ele vai recitar algumas palavras sobre a união e o desejo do casal se unir e abençoar seu amor.

O padre ou sacerdote continua dizendo algumas palavras sobre a importância da união e interroga os noivos sobre a liberdade de suas vontades (ou consentimento). Inclui algumas palavras sobre as suas disposições de fidelidade, de aceitação e educação dos filhos. É chegada a hora em que os noivos expressam o consentimento:

“...prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”

As palavras foram ditas e o consentimento é dado da seguinte forma:

“Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu.”

Em seguida vem a parte do beijo, que o padre autoriza e anuncia que a partir deste momento estão oficialmente casados e declara o casal como marido e mulher.

“O noivo pode beijar a noiva e selar o pacto realizado pelos noivos”.

Ao fim da cerimônia, independente de ser civil ou religiosa, os noivos e os padrinhos prestam as suas assinaturas no livro. Este momento é para registrar não só como testemunhas, mas para que esta união esteja legalmente registrada.

Observação

Na celebração do casamento católico há uma ou duas leituras, o salmo e as preces. As leituras também podem ser feitas por convidados e o texto, a ser lido, é livre ou permitindo que os noivos optem pelo qual mais os agrade.

Cortejo de Saída

Assim como a entrada, existem várias opções para a saída dos noivos. Escolhemos a mais simples e usual, para não criar confusão ao ser realizada.

Primeiro saem os pais do noivo, em seguida os pais da noiva, padrinhos, damas e pajens e por último os noivos. Os noivos também podem ser os primeiros, mas os pais e padrinhos recepcionando os noivos na porta com bolinhas de sabão, pétalas de flores, arroz é muito mais emocionante.

A importância do ritual

O ritual é um ato simbólico que envolve um conjunto de práticas consagradas pelas tradições ou costumes. Por isso, a importância em ser seguida nesse momento tão especial que é a união de um casal. Abençoar a relação de uma forma que se enquadre nas opções e crenças do casal. Evidenciando seus votos e promessas por livre e espontânea vontade.

31 Jan 2018

Roteiro da cerimônia religiosa

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp