06/09/2017 às 14:17 Buque de noivas

Origem do buquê de noiva

11174
3min de leitura

Origem do buquê de noiva: como tudo começou

 Origem do buquê de noiva: história do bouquet de noiva

Umas das teorias da origem do buquê de noiva é a de que ele surgiu na Grécia  Antiga. Segundo a história, as noivas teriam que oferecer flores como forma de honrar a deusa Hera, a noiva de Zeus. Porém, essa não é a única história que pode ter dado origem ao buquê de noiva.

Antigamente o buquê de noiva era chamado também de ramo de flores ou arranjo de flores e era usado pela noiva para seguir uma tradição em casamentos. Como já falamos, existem muitas versões para a real história do buquê de noiva, sendo que uma delas diz que na Grécia Antiga as mulheres que iam se casar faziam um ramo de ervas e colocavam alho nesse ornamento, como algo para atrair boas vibrações e afastar a inveja das rivais ou das solteira que ainda não conseguiram um marido. O tempo foi passando e os tais ramos de ervas foram substituídos por flores, e no final da cerimônia de casamento as noivas jogavam os seus buquês.

No período da Idade Média era de costume as noivas fazer o trajeto até a igreja a pé. Durante esse percurso elas recebiam ervas e temperos para dar sorte e felicidade, formando assim um buquê de noiva. São muitas as possibilidades para justificar a história do buquê de noiva, sendo que em cada cultura uma é predominante.

Bouquet é uma palavra de origem francesa, que traduzida para o português virou buquê. Fazia parte da tradição francesa a noiva caminhar pela vila em direção a igreja que ia se casar. Nesse percurso as pessoas iam dando flores para essa jovem ao longo do caminho, como um gesto que tinha com intenção levar sorte para essa noiva em sua nova vida. Depois de passar pela vila que morava a noiva estava com um belo buquê de flores nas mãos, e assim ela entrava na igreja com as flores em mãos.

Tradição que explica a origem do buquê de noiva pode ter dado a maio o título de mês das noivas

A origem do buquê de noiva no caso dessa tradição pode também ter creditado ao mês de maio o título de mês das noivas. Nos séculos XVI e XVII as pessoas costumavam tomar poucos banhos, e o primeiro desses banhos aconteciam somente no mês de maio, que era quando acontecia a Primavera no Hemisfério Norte.

Buquê de flores com broches (Foto: Divulgação)

Por esse motivo, as noivas decidiam se casar em maio, já que estavam mais limpinhas e perfumadas. Dizem que nessa época as moças usavam o buquê de flores para disfarçar o cheiro ruim. Nenhuma dessas teorias são confirmadas, mas o fato é que até hoje as noivas usam buquês de flores.

Buquê de noiva branca e azul (Foto: Divulgação)

Buquê de noiva se popularizou na Europa

A história do buquê de noiva também passa pela Europa, já que foi por lá que o buquê se popularizou. Foi nessa região do mundo que os arranjos começaram a conquistar uma certa sofisticação e as noivas passaram a optar por flores exóticas em seu buquê. Na época Vitoriana, no século XIX, era inapropriado falar abertamente o que se sentia e foi por isso que os buquê passaram a ser mais importantes, pois passou a ter nesse momento da história uma mensagem passada por meio das flores. A tal “linguagem das flores” passou a ser usada pelas mulheres que iam se casar como forma de mostrar o que sentiam

Escolha o seu buquê com cuidado e delicadeza (Foto: Divulgação)

– Significado das flores dos buquês de noiva

Faz parte da história dos buquês de noiva a linguagem das flores que já comentamos, por isso, entenda como as mulheres demonstravam os seus sentimentos por meio das flores que carregavam nas mãos durante o casamento. Confira a seguir o que cada flor quer dizer e como você pode incorporar isso no seu casamento:

Buquê de noiva com cactos (Foto: Divulgação)

Cactus: perseverança
Buquê de noiva com Copa de leite (Foto: Divulgação)Copo de leite: reconciliação
Buquê de noiva com tulipas (Foto: Divulgação)Tulipa: declaração de amor

Buquê com coroa Imperial (Foto: Divulgação)

Coroa imperial: majestade, poder

Buquê de noiva com margaridas (Foto: Divulgação)

Margarida: inocência, virgindade
Buquê de noiva com camélias (Foto: Divulgação)Camélia: beleza perfeita

Buquê de noiva com cravo (Foto: Divulgação)

Cravo amarelo: desprezo

L

Buquê de noiva com lírio (Foto: Divulgação)

Lírio: pureza

Buquê de miosótis (Foto: Divulgação)

Miosótis: fidelidade
06 Set 2017

Origem do buquê de noiva

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp